Produção

1-Livros Publicados/Organizados

 

SANTANA, Claudinei de Camargo; SANTANA, I. P. ; AMARAL, R. S. . Grupo de Estudos em Educação Matemática: ações cooperativas e colaborativas construídas por várias vozes. 1. ed. São Carlos - São Paulo: Pedro & João Editores, 2015. v. 1. 373p .

SANTANA, Claudinei de Camargo; SANTANA, I. P. ; AMARAL, R. S. . Grupo de Estudos em Educação Matemátia: ações cooperativas e colaborativas construídas por várias vozes. 1. ed. São Carlos - São Paulo: Pedro & João Editores, 2015. v. 1. 373p .

BERTONI, L. M. ; MORORO, L. P. ; SANTANA, Claudinei de Camargo . Desafios Epistemológicos das Ciências na Atualidade. 1. ed. Bauru: Canal 6 Editora, 2013. v. 1. 290p.

EUGENIO, B. G. ; SANTANA, Claudinei de Camargo ; COSTA, J. S. . Políticas Educacionais, Práticas Pedagógicas e Formação. 1. ed. Campinas: Editora Alínea, 2013. v. 1. 236p .

SANTANA, Claudinei de Camargo; SANTANA, I. P. ; EUGENIO, B. G. . Estagio supervisionado, formaçao e desenvolvimento docente. 1. ed. Sao carlos: Pedro & Joao editores, 2012. 254p .

SANTANA, Claudinei de Camargo; SANTANA, E. R. S. ; NUNES, C. B. . Educação Matemática na Bahia: panorama atual e perspectivas. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2012. v. 1. 216p .



2-Capítulos de Livros Publicados

 

SANTANA, Claudinei de Camargo; RIPPER, A. V. ; SANTANA, I. P. . O Ideário da Constituição do Professor na Prática Profissional. In: Benedito G. Eugênio, Claudinei de C. Santana e Josilene S. Costa. (Org.). Políticas Educacionais, Práticas Pedagógicas e Formação. 1ed.Campinas: Editora Alínea, 2013, v. 1, p. 129-140.

 

D'ESQUIVEL, Márcio de Oliveira; AMARAL, Rosemeire dos Santos; SANTANA, Irani Parolin; SANT’ANA, Claudinei de Camargo. SABERES ELEMENTARES DE MATEMÁTICA NA BAHIA: CURRÍCULOS E PROGRAMAS DE ENSINO (1895-1925). In: COSTA, David Antonio da; VALENTE, Wagner Rodrigues. Saberes matemáticos no curso primário: o que, como e por que ensinar? LF Editorial, 2014.

 

SOARES, Tatiana Silva Santos. Formação Docente: mapeando conceitos e construindo significados. In: SANT’ANA, Claudinei de Camargo; SANTANA, Irani Parolin; AMARAL, Rosemeire dos Santos (Orgs.). Grupo de Estudos em Educação Matemática: Ações cooperativas e colaborativas constituídas por várias vozes. Editora PEDRO & JOÃO EDITORES, 2015, p. 227-243.

 

SANTOS, M. B. Q. C. P. ; DYNNIKOV, C. M. S. S. ; SANTANA, Claudinei de Camargo ; FERNANDES, E. P. ; SANTANA, I. P. . A Resolução de Problemas Matemáticos nas Revistas de Ensino e Legislação : Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul, 1920-1960. In: PINTO, Neuza Bertoni; VALENTE, Wagner Rodrigues. (Org.). Saberes matemáticos em circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas, 1890-1970. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016, v. 1, p. 145-186.

 

SANTANA, Claudinei de Camargo. As TIC no ensino superior, uma possibilidade de formação. In: Nunes, Cláudio Pinto; Crusoé, Nilma Margarida de Castro. (Org.). Formação de professores, Currículo e Gestão Educacional. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 29-40.

 

SANTOS, D. V. ; SANTANA, I. P. ; SANTANA, Claudinei de Camargo . Análise de relatórios de estágio supervisionado do curso licenciatura em matemática. In: BACCON, Ana Lúcia; GABRIEL, Fabio Antonio; CLOCK, Lizie Mendes; MENDES, Thamiris Christine. (Org.). Educação contemporânea em perspectiva: interlocuções entre psicanálise, saberes docentes e ensino. 1ed.Rio de Janeiro - RJ: EDITORA MULTIFOCO Simmer & Amorim Edição e Comunicação Ltda., 2015, v. 1, p. 221-238.

 

DESQUIVEL, M. O. ; SANTANA, Claudinei de Camargo . Orientações para o ensino de Matemática e a formação do professor na Bahia em 1927. In: Claudinei de Camargo Sant´Ana; Irani Parolin Santana; Rosemeire dos Santos Amaral. (Org.). Grupo de Estudos em Educação Matemática: ações cooperativas e colaborativas constituídas por várias vozes. 1ed.São Carlos/ São Paulo: João & Pedro Editores, 2015, v. 1, p. 245-261.

 

NEVES, D. V. S. ; SANTANA, I. P. ; SANTANA, Claudinei de Camargo . O estágio supervisionado e a formação do professor de Matemática. In: Benedito Gonçalves Eugênio. (Org.). Políticas públicas para a educação básica: as reformas, as práticas políticas e seus agentes. 1ed.Vitória da Conquista/Bahia: Edições UESB, 2015, v. 1, p. 189-225.

 

SANTANA, Claudinei de Camargo. Documentos escolares: fontes para a pesquisa em história da Educação Matemática. In: Wagner Rodrigues Valente. (Org.). História da Educação Matemática no Brasil: problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas. 1ed.São Paulo - SP: Editora Livraria da Física, 2014, v. 1, p. 238-245.

 

DESQUIVEL, M. O. ; AMARAL, R. S. ; SANTANA, I. P. ; SANTANA, Claudinei de Camargo . SABERES ELEMENTARES DE MATEMÁTICA NA BAHIA: Currículos e Programas de ensino (1895-1925). In: VALENTE, Wagner Rodrigues; COSTA, D. A.. (Org.). Saberes matemáticos no curso primário: o que, como e por que ensinar? Estudos histórico-comparativos a partir da documentação oficial escolar. 1ed.São Paulo: Livraria e Editora da Física, 2014, v. 1, p. 200-218.

 

SANTANA, Claudinei de Camargo; RIPPER, A. V. ; SANTANA, I. P. . O Ideário da Constituição do Professor na Prática Profissional. In: Benedito G. Eugênio, Claudinei de C. Santana e Josilene S. Costa. (Org.). Políticas Educacionais, Práticas Pedagógicas e Formação. 1ed.Campinas: Editora Alínea, 2013, v. 1, p. 129-140.

 

SANTANA, I. P. ; DIAS, A. L. M. ; SANTANA, Claudinei de Camargo . Ensino da matemática escolar: Colégio Batista Conquistense. In: Luci Mara Bertoni, Leila Pio Mororó e Claudinei de Camargo Sant?Ana. (Org.). Desafios Epistemológicos das Ciências na Atualidade. 1ed.Bauru: Canal 6 Editora, 2013, v. 1, p. 276-290.

 

SANTANA, Claudinei de Camargo; SANTANA, I. P. ; Batista, R. O. . Desenvolvimento de trabalhos Cooperativos e Colaborativos via EaD. In: Daisi TeresinhaChapani e Joventino dos Santos Silva. (Org.). Debates em educação científica. 1ed.São Paulo: Escrituras Editora e Distribuidora de Livros Ltda, 2013, v. 1, p. 57-64.

 

SOUSA, A. S. ; SANTANA, Claudinei de Camargo . Recursos Didáticos Digitais para o Ensino-Aprendizagem de Matemática: desafios e possibilidades. In: Silvia Fridman; Rubén Edel-Navarro. (Org.). Ciencias, tecnologías y culturas: Educación y nuevas tecnologías. 1ed.: México, 2013, v. 1, p. 25-30.

 

SOUSA, A. S. ; SANTANA, Claudinei de Camargo . Recursos Didáticos Digitais para o Ensino-Aprendizagem de Matemática: desafios e possibilidades. In: Silvia Fridman; Rubén Edel-Navarro. (Org.). Ciencias, tecnologías y culturas: Educación y nuevas tecnologías. 1ed.: México, 2013, v. , p. 24-29.

 

SANTANA, Claudinei de Camargo; SANTANA, I. P. ; EUGENIO, B. G. . O trabalho colaborativo: promovendo ums atitude investigativa no interior da Bahia. In: Claudinei C Sant'Ana; Irani Parolin Santana; Benedito Gonçalves Eugenio.. (Org.). Estagio supervisionado, formaçao e desenvolvimento docente. : , 2012, v. , p. -.

 

HENRIQUES, A. ; SANTANA, Claudinei de Camargo ; CASTRO, M. C. S. ; NEVES, M. R. . Educação matemática na Bahia: aprendizagens coletivas de uma comunidade de prática. In: Claudinei Camargo Sant?Ana; Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana; Célia Barros Nunes. (Org.). Educação Matemática na Bahia: panorama atual e perspectivas. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2012, v. 1, p. -.

 

SANTANA, Claudinei de Camargo; ANDRADE, C. B. ; SANTANA, I. P. ; NEVES, D. V. S. ; MAIA, E. C. S. ; CUNHA, W. J. T. . GEEM: na adversidade, também se constrói com qualidade. In: Claudinei Camargo Sant?Ana; Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana; Célia Barros Nunes. (Org.). Educação Matemática na Bahia: panorama atual e perspectivas. 1ed.Vitória da Conquista: Edições UESB, 2012, v. 1, p. 147-155.

 

SANTANA, Claudinei de Camargo. Matemática e suas tecnologias. In: Irene Maurício Cazorla; Rodrigo Camargo Aragão; Nildon Carlos Santos Pitombo. (Org.). EM-Ação: Ensino Médio em Ação. 1ed.Salvador: Secretaria da Educação. Instituto Anísio Teixeira - Salvador, 2012, v. 1, p. 131-148.

 

SANTANA, Claudinei de Camargo. MEIO AMBIENTE - 2º ANO: Matemática. In: Irene Maurício Cazorla; Rodrigo Camargo Aragão; Nildon Carlos Santos Pitombo. (Org.). EM-Ação: Ensino Médio em Ação; Caderno do Professor. 1ed.Salvador: Secretaria da Educação. Instituto Anísio Teixeira - Salvador, 2012, v. 1, p. 73-82.

 

SANTANA, Claudinei de Camargo; AMORIM, L. C. ; PARAGUASSU, G. C. M. ; SANTANA, I. P. . O movimento da matemática moderna e a análise documental. In: ALMEIDA, J. R. M.; MAGALHÃES, L. D. R.; BERTONI, L. M.. (Org.). As Redes Científicas e o Desenvolvimento da Pesquisa. 1ed.São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2011, v. , p. 225-234.

 

SANTANA, Claudinei de Camargo. Opções Pedagógicas e o Ensino de Matemática: alguns aspectos históricos. In: MAGALHÃES, Livia Diana Rocha; SANTOS, Ana Palmira Bittencourt; ALVES, Casimiro Ana Elizabeth Santos. (Org.). Ensaios sobre História, Ciência e Educação. 1ed.Campinas: Editora Alínea, 2011, v. , p. 193-208.


3-Dissertação de Mestrado

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES – UESB.

ALMEIDA, Ana Paula Silva de. DIÁRIO NO GOOGLE DOCS: POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE ESTÁGIO CURRICULAR. Programa de pós-graduação Educação Científica e Formação de Professores – PPG-ECFPP - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Orientador: Prof. Dr. Claudinei de Camargo Sant’Ana – Jequié - Bahia, 2013.

CARNEIRO, Gabriele Silva. ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COM O GEOGEBRA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Programa de pós-graduação Educação Científica e Formação de Professores – PPG-ECFPP - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Orientador: Prof. Dr. Claudinei de Camargo Sant’Ana – Jequié - Bahia, 2013.

SOUSA, Adriana Santos Sousa. PROFESSORES DE MATEMÁTICA E RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE. Programa de pós-graduação Educação Científica e Formação de Professores – PPG-ECFPP - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Orientador: Prof. Dr. Claudinei de Camargo Sant’Ana – Jequié - Bahia, 2014.

GOMES, Malú Rosa Brito. A TRANSIÇÃO DO CLÁSSICO PARA O MODERNO: O ENSINO DE MATEMÁTICA NO COLÉGIO TAYLOR-EGÍDIO NO MUNICÍPIO DE JAGUAQUARA – BA (1950-1969). Programa de pós-graduação Educação Científica e Formação de Professores – PPG-ECFPP - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Orientador: Prof. Dr. Claudinei de Camargo Sant’Ana – Jequié - Bahia, 2015.

D’ESQUIVEL, Márcio Oliveira. O ENSINO DE DESENHO E GEOMETRIA PARA A ESCOLA PRIMÁRIA NA BAHIA (1835- 1925). Programa de pós-graduação Educação Científica e Formação de Professores – PPG-ECFPP - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Orientador: Prof. Dr. Claudinei de Camargo Sant’Ana – Jequié - Bahia, 2015.

RIBEIRO, Elisângela Soares. O USO DO SOFTWARE DE AUTORIA VISUAL CLASS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. Programa de pós-graduação Educação Científica e Formação de Professores – PPG-ECFPP - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Orientador: Prof. Dr. Claudinei de Camargo Sant’Ana – Jequié - Bahia, 2017.

SOARES, Tatiana Silva Santos. UMA HISTÓRIA DO ENSINO DE ARITMÉTICA EM JEQUIÉ, POÇÕES E VITÓRIA DA CONQUISTA-BAHIA (1936-1980): INTER-RELAÇÕES ENTRE A CULTURA ESCOLAR, POLÍTICA EDUCACIONAL E PRÁTICA EDUCATIVA. Programa de pós-graduação Educação Científica e Formação de Professores – PPG-ECFPP - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Orientador: Prof. Dr. Claudinei de Camargo Sant’Ana – Jequié - Bahia, 2017.

SANTOS, Emanuel Silva. O ENSINO DO DESENHO LIVRE E SUA RELAÇÃO COM A MATEMÁTICA NA ESCOLA PRIMÁRIA EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA E SALVADOR-BA (1925-1982): UMA COMPREENSÃO HISTÓRICA. Programa de pós-graduação Educação Científica e Formação de Professores – PPG-ECFPP - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Orientador: Prof. Dr. Claudinei de Camargo Sant’Ana – Jequié - Bahia, 2018.

SANTOS, Zenildo. O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS GRUPOS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE AIQUARA/BA (1965-1985): DOCUMENTOS, NARRATIVAS E PERSPECTIVAS SOBRE A HISTÓRIA. Programa de pós-graduação Educação Científica e Formação de Professores – PPG-ECFPP - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Orientador: Prof. Dr. Claudinei de Camargo Sant’Ana – Jequié - Bahia, 2019.

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO – UESB.

SANTANA, Cosmerina Angélica Soares Cruz. PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL COMO ESTRATÉGIA PARA APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS. Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGEn - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Orientador: Prof. Dr. Claudinei de Camargo Sant’Ana - Vitória da Conquista - Bahia, 2018.

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – UESB.

AMARAL, Rosemeire dos Santos Amaral. A CULTURA ESCOLAR DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM PANORAMA NOS GRUPOS ESCOLARES EM ANAGÉ, BRUMADO E GUANAMBI – BAHIA (1938-2000). Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Orientador: Claudinei de Camargo Sant’Ana. Vitória da Conquista- Bahia, 2015.

 

4-Artigo em periódico (com publicação online)

 

SANTANA, Claudinei de Camargo; SANTANA, I. P. .ELEMENTARY KNOWLEDGE OF MATHEMATICS IN PRIMARY SCHOOL IN THE STATE OF BAHIA. International Journal for Research in Mathematics Education, v. 5, p. 18-31, 2015.


RIBEIRO, E. S.; SANTOS, C. P. dos. A avaliação como instrumento de aperfeiçoamento da educação. Saberes em Perspectiva, v. 5, p. 37-47, 2015.

 

RIBEIRO, E. S.; SANTANA, C. C. ; SANTANA, I. P. ; PACHECO, A. G. D. . Facebook, Google Drive e a Matemática: uma rede interativa e reflexiva no Ensino Superior. Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre às Ciências, v. 4, p. 53-75, 2015.

 

CRUZ, A. F. ; RIBEIRO, E. S. ; SANTANA, I. P. ; SANTANA, C. C. . Rede social: potencialidades do Facebook para a educação presencial da Licenciatura em Pedagogia. Educa - Revista Multidisciplinar em Educação, v. 1, p. 39-55, 2014.

 

SANTOS, C. P. dos. ; RIBEIRO, E. S. ; SOGLIA, I. S. O repensar educacional pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. Revista PINDORAMA, v. 3, p. 48-60, 2012.

 

AMARAL, R. S.; SANTANA, I. P.; SANT’ANA, C. C. O ensino de matemática e a educação feminina: Aritmética e Geometria no Curso Primário da Bahia Império-República (1827-1939). JIEEM – Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática,  v. 8(1), 2015, p. 107-127.

 

AMARAL, R. S.; SANTANA, I. P.; SANT’ANA, C. C.. LIVROS DIDÁTICOS E MANUAIS PEDAGÓGICOS: O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PRIMÁRIO DOS ANOS DE 1960. Interfaces Científicas - Educação • Aracaju • V.3 • N.2 • p. 87 - 96 • Fev. 2015.  

 

5-Artigo em evento (com publicação online)

 

AMARAL, Rosemeire dos Santos; SANTANA, Irani Parolin; SANT’ANA, Claudinei de Camargo. A ESCOLA ESTADUAL DO SEXO FEMININO DE MONTE ALTO: UM ESTUDO DO ENSINO DE ARITMÉTICA E GEOMETRIA NO CURSO PRIMÁRIO DA BAHIA DE 1939. XI SEMINÁRIO TEMÁTICO – A Constituição dos Saberes Elementares. Florianópolis, 6 a 8 de abril de 2014.

 

SOARES, Tatiana Silva Santos; SANTANA, Irani Parolin; SANT’ANA, Claudinei de Camargo. A Matemática do Ensino Secundário na Região Sudoeste da Bahia: a prática de professores (1960-1980). In:  II Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática. 31 de outubro a 02 de novembro de 2014, Bauru-São Paulo.

 

AMARAL, R. S. ;SANTANA, C. C. . INTERAÇÃO E AFETIVIDADE EM CURSO LATO SENSU: TRAÇANDO VÍNCULOS PARA UMA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. In: I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos ? I Jornada de Estudos do Geem: 10 Anos, 2014, Vitória da Conquista. I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos ? I Jornada de Estudos do Geem: 10 Anos. Vitória da Conquista: UESB, 2014. v. 1.

 

AMARAL, Rosemeire dos Santos; SOUZA, Elaine Gomes; SANT’ANA, Claudinei Camargo.“LÁGRIMAS E ESPERANÇA NA LAGOA DAS BATEIAS: sentimentos de um homem que viu o seu sonho ruir esgoto abaixo”. I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos – I Jornada de Estudos do Geem: 10 Anos. Vitória da Conquista, 26 e 27 de Novembro de 2014.

 

AMARAL, Rosemeire dos Santos; SANTANA, Irani Parolin; SANT’ANA, Claudinei de Camargo. AS REVISTAS PEDAGÓGICAS E OS GRUPOS ESCOLARES: INDÍCIOS PARA UMA ANÁLISE DO ENSINO DE GEOMETRIA AOS ANOS INICIAIS. XII Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): o que dizem as revistas pedagógicas? Curitiba, 8 a 11 de Abril de 2015.

 

AMARAL, Rosemeire dos Santos; SANTOS, Eulina Mendes dos. DIREITOS HUMANOS: VIDA E MORADIA. II Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos / II Jornada de Estudos do GEEM: Discutindo a Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos no Curso Primário no estado da Bahia. Vitória da Conquista- 17 e 18 de Agosto de 2015. UESB – Campus Vitória da Conquista.

 

AMARAL, Rosemeire dos Santos; SANTANA, Irani Parolin; SANT’ANA, Claudinei de Camargo. ENTRE AS CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS DE INSTRUÇÃO PÚBLICA, A COLTED E O ENSINO DE MATEMÁTICA (1934-1970): sobre o que trata O livro didático - sua utilização em classe? XIV Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares? Natal – Rio Grande do Norte, 21 a 23 de março de 2016. Universidade Federal Rio Grande do Norte ISSN: 2357-9889

 

ROCHA, Mirian Santos; AMARAL, Rosemeire dos Santos; SANT’ANA, Claudinei de Camargo.  “ENSINANDO À CRIANÇA”: uma análise dos saberes elementares matemáticos no guia para o professor primário – 1968.
XIV Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares? Natal – Rio Grande do Norte, 21 a 23 de março de 2016. Universidade Federal Rio Grande do Norte ISSN: 2357-9889.

 

SANTOS, Emanuel Silva; AMARAL, Rosemeire Santos. O ensino do desenho nas revistas pedagógicas (1907 e 1913):       um instrumento entre teoria e prática. In: XII SEMINÁRIO TEMÁTICO, Saberes elementares matemáticos do ensino primário (1890 - 1970): o que dizem as Revistas Pedagógicas? PUCPR, Curitiba, 8-11 de abril de 2015.                    

 

SANTOS, Emanuel Silva; SANT’ANA, Claudinei de Camargo. O ENSINO DE ARITMÉTICA E GEOMETRIA NO 1º ANO PRIMÁRIO-VICENTE PEIXOTO (1958): uma harmonização com as legislações. In: XIV Seminário Temático – Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares? UFRN, Natal, 21 a 23 de março de 2016.

 

SANTOS, Emanuel Silva. O AMBIENTE CERV DE MEIO. In: II Simpósio De Pesquisa E Extensão Em Grupos Colaborativos E Cooperativos; II Jornada de Estudos do Geem: discutindo a constituição dos saberes elementares matemáticos no Curso Primário no estado da Bahia. Vitória da Conquista: UESB, 2015.

 

SOARES, Tatiana Silva Santos. Formação de Professores: questões a serem definidas. I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos / I Jornada de Estudos do GEEM: 10 anos. 26 e 27 de novembro de 2014. UESB/ Vitória da Conquista.

 

SOARES, Tatiana Silva Santos; SANTANA, Irani Parolin; SANT’ANA, Claudinei de Camargo. A Matemática Escolar no Curso Colegial na Região de Vitória da Conquista-Bahia (1970-1990): interpretações baseadas nas análises de documentos e depoimentos de professores. In: I Simpósio de Pesquisa e Extensão em Grupos Colaborativos e Cooperativos / I Jornada de Estudos do GEEM: 10 anos . 26 e 27 de novembro de 2014.

 

SOARES, Tatiana Silva Santos; AMARAL, Rosemeire dos Santos. A aritmética nas revistas de ensino do estado de São Paulo (1902-1906): um breve mapeamento. In: XII Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): o que dizem as revistas pedagógicas? Curitiba, 8 a 11 de abril de 2015.

 

SOARES, Tatiana Silva Santos; SANT’ANA, Claudinei de Camargo. Resolução de Problemas no Livro de Theobaldo Miranda Santos: Exercícios de Linguagem e Matemática (1952). In: XIV Seminário Temático “ Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares? ” – 21 a 23 de março de 2016. Natal (RN).

 

SOUZA, Fabrícia Peixoto; SANT’ANA, Claudinei Camargo; A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO HISTÓRICO DA “ESCOLA NOVA”: um repensar da matemática no ensino. XVI Seminário temático – Saberes Elementares Matemáticos no Ensino Primário (1890-1970): sobre os que tratam os manuais escolares? 21 a 23 de março de 2016 no Centro de Educação, do Campus Lagoa Nova da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

RIBEIRO, E. S.; SANTANA, C. C. A formação inicial de professores dos anos iniciais: planejando atividades matemáticas com software de autoria. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo, 2016.

 

SENA, C. de S. G.; JESUS, E. M.; RIBEIRO, E. S. A formação docente em pedagogia pela metodologia da resolução de problemas. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo, 2016.

 

6 - Artigo em evento (sem publicação on line)

 

AMARAL, Rosemeire dos Santos; SANT’ANA, Claudinei Camargo. COMO ENSINAR FRAÇÕES ORDINÁRIAS PELO MÉTODO MODERNO PARA AS 3ª E 4ª SÉRIES DO CURSO PRIMÁRIO: DOS LIVROS DIDÁTICOS AOS MANUAIS PEDAGÓGICOS NOS ANOS DE 1960. XXII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE – EPENN. Natal, de 28 a 31 de outubro e 1 de novembro de 2014.

 

AMARAL, Rosemeire dos Santos; SANT’ANA, Claudinei de Camargo; SANTANA, Irani Parolin. Os Programas de Ensino e os Saberes Elementares Matemáticos no Curso Primário da Bahia de 1940: uma análise do Programa d Experimental do Ensino (Pré-Primário e Elementar). XI COLUBHE. Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Portugal, 20 a 23 de junho de 2016.

 

SANT’ANA, Claudinei de Camargo; SANTANA, Irani Parolin; D’ESQUIVEL, Márcio de Oliveira; AMARAL, Rosemeire dos Santos; SANTOS,Tatiana Silva. La constitution des savoirs mathématiques elémentaires à l’école primaire dans l’état de Bahia. Projeto de cooperação internacional CAPES-COFECUB Sh 807-14 – Colóquio internacional:  O ensino da Matemática na Escola Primária, século XIX e XX: estudos comparativos, Brasil-França. Limoges, 1 e 2 de junho de 2015.

 

AMARAL, Rosemeire dos Santos; SANT’ANA, Claudinei Camargo. REVISTA PRÁXIS EDUCACIONAL/PPGEd/UESB: o que, como e por que se tem pesquisado? V Seminário Nacional e I Seminário Internacional Gepráxis/PPGED e II Simpósio Internacional de Pós-Graduação em Educação: cooperação entre América do Norte e América do Sul. Vitória da Conquista, 9 A 12 de Março de 2015.