2018-Cronograma de atividades

24/09/2018 - V Jornada de Estudos do GEEM/ I Salão de Arte Matemática

O Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM) e o ACCE (Programa de Extensão Ações Colaborativas e Cooperativas em Educação) realizarão mais um evento, momento para integração, socialização, reflexão acerca de ações relacionadas com o Ensino e Aprendizagem de Matemática. Iremos organizar o I Salão de Arte Matemática com diversas expressões artísticas envolvendo conteúdos matemáticos que possibilitará a exibição, divulgação das ideias matemáticas sobre aspectos pedagógicos, culturais e sociais. A entrega das obras/material deve ser realizada no Laboratório de Ensino de Matemática (LHEM que fica no antigo módulo da reitoria) de segunda a sexta-feira das 14 às 17h e das 8 às 12 h, somente nos seguintes dias: Segunda-feira; Quinta-feira; Sexta-feira.

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                   Regras e Ficha de inscrição

                   Panfleto

salao

Horário 24/09/2018
14h00

Abertura da Exposição

14h30min

Depoimento dos alunos

15h00

Premiação dos trabalhos

16h00

Documentário sobre professor e alunos que produzem vídeo

Autoria: Prof. Josias Pereira da Silva (UFPel)

17h30min

Encerramento

 

Horário 25/09/2018
8h-22h00

Exposição

 


GEEM / ACCE

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O Programa de Extensão Atividades Colaborativas e Cooperativas em Educação (ACCE) integra as ações do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Vitória da Conquista.

O desenvolvimento de atividades que favoreçam a parceria entre a Universidade e a Escola Básica é um dos objetivos desse programa. Para o seu alcance, ações foram planejadas e executadas pelos membros do GEEM/ACCE, durante os 14 anos de existência, que possibilitaram a integração. O trabalho colaborativo e cooperativo tem proporcionado diálogos e um envolvimento expressivo dos professores e estudantes do ensino básico. Mediados pela confiança e o respeito mútuo, professores e estudantes da Escola Básica e da Universidade têm participado das diferentes ações promovidas e, com o intuito de ampliar o campo de atuação das práticas educativas, tornaram-se coautores dos cursos que serão ministrados no segundo semestre de 2018.

Os cursos com inscrições abertas são:

Atividades colaborativas e cooperativas na escola (inscrições aqui)

Datas: 14/09 a 08/12 aos sábados ou às sextas (será definido posteriormente após as inscrições);
Local de realização: LHEM/UESB
Horário: 8 as 12h
Modalidade: Presencial
Público Alvo: Professores e demais interessados no ensino de matemática nos diversos níveis
Inscrição até 05/09

Este projeto tem por intenção desenvolver a colaboração e cooperação entre professores da escola pública, bem como futuros professores, de maneira que as nossas ações possam surtir efeitos satisfatórios na sala de aula. Desta forma, pretendemos utilizar as Tendências do Ensino de Matemática, tais como a Modelagem e a Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), dentre outras, para problematizar e desenvolver  ações  práticas  na  escola. As  ações  serão  desenvolvidas  de  maneira presencial, na UESB, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, bem como de forma online, utilizando para tanto um Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA

 

Vivência, experiência e criatividade: Possibilidades de produção de significados para atividades matemáticas (inscrições aqui)

Datas: 29/09, 6/10, 13/10, 20/10 e 27/10
Local de realização: LHEM/UESB
Horário: 8 as 12h
Modalidade: Presencial
Público Alvo: Estudantes da Licenciatura, graduandos das Engenharias, Licenciatura em Matemática
Inscrição até 05/09

A oficina tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino para as Integrais Múltiplas envolvendo objetos matemáticos, sob a perspectiva da Semiótica peirceana e da Teoria Antropológica do Didático. Apoiados nestas teorias apresentaremos  aos participantes  alguns projetos interdisciplinares  elaborados pela proponente,  em que o tema gerador  são as diferentes  representações  dos objetos matemáticos ensinados em Cálculo Diferencial e Integral, tomando como princípios a vivência, a experiência e a criatividade para a produção de significado dos conceitos matemáticos. A oficina tem como público alvo estudantes da Licenciatura em Matemática e das graduações em Engenharias que se encontram matriculados  nos últimos semestres dos respectivos cursos. Espera-se que o espaço promova discussão, reflexão e avaliação dos projetos com a intenção de constituir uma alternativa para o ensino da componente curricular.

 

Aspectos Sociológicos da Educação Matemática (inscrições aqui)
Datas: 15, 22, 29/09, 01, 06, 13, 20, 27/10, 03, 10 e 17/11
Local de realização: LHEM/UESB
Horário: 8 às 12h
Modalidade: Presencial
Público Alvo: professores de matemática e outras áreas.
Inscrição até 10/09

O presente minicurso terá como objetivo discutir os aspectos sociológicos que permeiam a Educação Matemática e suas vertentes. A partir de uma articulação lógica/pedagógica entre os conhecimentos instituídos e os conhecimentos idiossincráticos promovendo empoderamento social dos envolvidos. Terá como aporte a Etnomatemática como programa de ensino, a Educação Matemática Crítica como linha de pesquisa e a Modelagem matemática como metodologia de ensino

 

Possibilidades do software Modellus no estudo do comportamento de função quadrática (inscrições aqui)
Datas: 02/10, 16/10, 30/10 e 13/11
Local de realização: IFBA/VIT. CONQUISTA
Horário: 8 às 12 e 13 às 17h
Modalidade: Presencial
Público Alvo: Estudantes do ensino médio e Licenciatura em Matemática
Inscrição até 28/09

A relevância do conteúdo de funções desponta-se, em específico, enquanto aplicações em outras áreas do conhecimento. Nesse sentido, elas são utilizadas como modelo matemático que represente e explique certo fenômeno em estudo. O ensino de funções em aulas de matemática pode iniciar-se, então, a partir da exploração de situações reais/temas da atualidade tais como, “exploração do biodiesel”, “produção de lixo no planeta”, entre outros, a fim de proporcionar um ambiente de aprendizagem mais atrativo para o aluno. Atrelado a uma forma mais investigativa de abordagem de um conteúdo matemático, os recursos tecnológicos aparecem como aliados nesse processo, pois pode facilitar a construção do conhecimento por parte do aluno, bem como recurso auxiliar ao professor. Sendo assim, faz-se pertinente a possibilidade de estudar o comportamento de uma função, nesse caso a quadrática, partindo de situações/fenômenos reais, por meio do software Modellus, pois ele oferece as mais variadas formas de representação (linguagem) matemática (natural, numérica, gráfica, algébrica e figural), as quais possibilitam ao aluno transitar entre elas a fim de obter o conhecimento sobre o objeto matemático.

 

O uso do aplicativo GeoGebra na mobilização de registros de representação para o estudo de conceitos das funções afim, quadrática e trigonométrica (inscrições aqui)
Datas: 03/10, 17/10, 31/10 e 14/11
Local de realização: UESB
Horário: 8hs às 12h
Modalidade: Presencial
Público Alvo: Estudantes do curso de Licenciatura em Matemática e/ou Professores de Matemática do Ensino Médio.
Inscrição até 31/08

O presente curso tem como objetivo, instrumentalizar estudantes e/ou professores de matemática do Ensino Médio na mobilização de registos de representação semiótica por meio do aplicativo de matemática dinâmica GeoGebra, como instrumento mediador no ensino e aprendizagem dos principais conceitos envolvendo as funções afim, quadrática e trigonométrica, bem como possibilitar a utilização deste instrumento como um facilitador no processo de ensino e aprendizagem dos seus alunos, promovendo assim, uma aprendizagem significativa de tais conceitos.

 

 

 

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Demais atividades, inclusive aquelas com as inscrições já finalizadas

 

 Cursos                                     Período de Realização
Produção de Vídeo Estudantil

Março a setembro

Apps e gamificação: Ensinar e aprender na era digital

Agosto a novembro

O Origami no estudo da Geometria

Outubro

Jogos Digitais no Ensino de Matemática

Outubro a novembro

Matemática para os anos intermediários do ensino fundamental

Novembro a dezembro

Possibilidades do software Modellus no estudo do comportamento de função quadrática

11 e 25 de setembro

16 e 30 de outubro

Vivência, Experiência e Criatividade: Possibilidades de produção de significados para atividades matemáticas

Setembro a outubro

O objeto matemático Simetria Ortogonal visto com as lentes da Ecologia do Didático

Agosto

Das práticas dos antigos professores de matemática às atuais propostas de formação docente

Agosto

Oficina de apropriação dos resultados das avaliações externas

Outubro a novembro

Atividades Colaborativas e Cooperativas na Escola

Agosto a dezembro

Aspectos Sociológicos da Educação Matemática

Setembro a novembro

Os Mosaicos e o ensino da Matemática no Ensino Fundamental II: explorando suas potencialidades

Outubro