Linhas de Pesquisa
Na perspectiva da construção colaborativa e cooperativa, o GEEM privilegia as seguintes linhas de pesquisas:
Práticas Escolares de Ensino:
Pesquisas e trabalhos produzidos neste eixo temático versam a respeito de relatos e narrativas de experiências vividos em sala de aula, ou seja:
a) discussões a respeito dos materiais e artifícios didáticos utilizados em sala de aula;
b) desenvolvimento do ensino através de projetos;
c) realização de práticas pedagógicas interdisciplinares;
d) relato de experiência vivida em sala de aula, utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino.
História da Educação:
Pesquisas e trabalhos em andamento ou concluídos que foquem nos processos de difusão, recepção, apropriação dos conhecimentos. São contemplados neste eixo as seguintes temáticas:
a) histórias de conteúdos e de disciplinas escolares em diferentes níveis de ensino;
b) histórias de artefatos didáticos relacionados ou dirigidos à educação;
c) história do ensino por grupos culturais ou comunidades de prática.
Tecnologia de Informação e Comunicação no Ensino:
Pesquisas e trabalhos em andamento ou concluídos que investiguem o papel das tecnologias no ensino e/ou aprendizagem e na formação de professores. São contemplados neste eixo:
a) As Tecnologias e a formação de professores;
b) O uso das tecnologias no ensino e aprendizagem na Educação Básica;
c) Utilização de redes sociais, ambientes virtuais, softwares como apoio à docência;
Formação de Professores:
Trabalhos de pesquisa em andamento ou concluídos que investiguem os processos de constituição profissional do professor. São contemplados neste eixo:
a) descrição do processo de construção de significados e da percepção de sua vida profissional por parte do professor;
b) estudo das crenças e concepções na formação profissional do professor;
c) o papel da pesquisa na formação de professor.