Linhas de Pesquisa

Na perspectiva da construção colaborativa e cooperativa, o GEEM privilegia as seguintes linhas de pesquisas:

Práticas Escolares de Ensino:

Pesquisas e trabalhos produzidos neste eixo temático versam a respeito de relatos e narrativas de experiências vividos em sala de aula, ou seja:

a) discussões a respeito dos materiais e artifícios didáticos utilizados em sala de aula;

b) desenvolvimento do ensino através de projetos;

c) realização de práticas pedagógicas interdisciplinares;

d) relato de experiência vivida em sala de aula, utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino.

 

História da Educação:

Pesquisas e trabalhos em andamento ou concluídos que foquem nos processos de difusão, recepção, apropriação dos conhecimentos. São contemplados neste eixo as seguintes temáticas:

a) histórias de conteúdos e de disciplinas escolares em diferentes níveis de ensino;

b) histórias de artefatos didáticos relacionados ou dirigidos à educação;

c) história do ensino por grupos culturais ou comunidades de prática.

 

Tecnologia de Informação e Comunicação no Ensino:

Pesquisas e trabalhos em andamento ou concluídos que investiguem o papel das tecnologias no ensino e/ou aprendizagem e na formação de professores. São contemplados neste eixo:

a) As Tecnologias e a formação de professores;

b) O uso das tecnologias no ensino e aprendizagem na Educação Básica;

c) Utilização de redes sociais, ambientes virtuais, softwares como apoio à docência;

 

Formação de Professores:

Trabalhos de pesquisa em andamento ou concluídos que investiguem os processos de constituição profissional do professor. São contemplados neste eixo:

a) descrição do processo de construção de significados e da percepção de sua vida profissional por parte do professor;

b) estudo das crenças e concepções na formação profissional do professor;

c) o papel da pesquisa na formação de professor.