Eixos Temáticos

Práticas Escolares de Ensino:

Trabalhos produzidos neste eixo temático devem versar a respeito de relatos de experiências vividos em sala de aula e narração de experiências de sala de aula.

Estão contemplados neste:

  1. a) Os trabalhos que apresentem discussão a respeito dos materiais e artifícios didáticos utilizados em sala de aula;
  2. b) Do desenvolvimento do ensino através de projetos;
  3. c) Da realização de práticas pedagógicas interdisciplinares;
  4. d) Dos relatos de experiências vividas em sala de aula, utilizando as tecnologias de informação e comunicação no ensino.

História da Educação:

Trabalhos de pesquisa em andamento ou concluídos que investiguem os processos de difusão, recepção, apropriação dos conhecimentos.

Estão contemplados neste eixo as seguintes temáticas:

  1. a) Histórias de conteúdos e de disciplinas escolares em diferentes níveis de ensino;
  2. b) Histórias de artefatos didáticos relacionados ou dirigidos à educação;
  3. c) História do ensino por grupos culturais ou comunidades de prática.

Tecnologia de Informação e Comunicação no Ensino:

Trabalhos de pesquisa em andamento ou concluídos que investiguem o papel das tecnologias no ensino e/ou aprendizagem e na formação de professores.

Estão contemplados neste eixo textos sobre:

  1. a) As Tecnologias e a formação de professores;
  2. b) O uso das tecnologias no ensino e aprendizagem na Educação Básica;
  3. c) Utilização de redes sociais, ambientes virtuais, softwares como apoio à docência, trabalhos desenvolvidos diretamente nas escolas.

Formação de Professores:

Trabalhos de pesquisa em andamento ou concluídos que investiguem os processos de constituição profissional do professor.

Estão contemplados neste eixo as temáticas:

  1. a) Descrição do processo de construção de significados e da percepção de sua vida profissional por parte do professor;
  2. b) Estudo das crenças e concepções na formação profissional do professor;
  3. c) O papel da pesquisa na formação de professor.