Eixos temáticos
Práticas Escolares de Ensino:
Trabalhos produzidos neste eixo temático devem versar a respeito de relatos de experiências vividos em sala de aula e narração de experiências de sala de aula.
Estão contemplados neste:
- a) Os trabalhos que apresentem discussão a respeito dos materiais e artifícios didáticos utilizados em sala de aula;
- b) Do desenvolvimento do ensino através de projetos;
- c) Da realização de práticas pedagógicas interdisciplinares;
- d) Dos relatos de experiências vividas em sala de aula, utilizando as tecnologias de informação e comunicação no ensino.
Eixos temáticos
História da Educação:
Trabalhos de pesquisa em andamento ou concluídos que investiguem os processos de difusão, recepção, apropriação dos conhecimentos.
Estão contemplados neste eixo as seguintes temáticas:
- a) Histórias de conteúdos e de disciplinas escolares em diferentes níveis de ensino;
- b) Histórias de artefatos didáticos relacionados ou dirigidos à educação;
- c) História do ensino por grupos culturais ou comunidades de prática.
Eixos temáticos
Tecnologia de Informação e Comunicação no Ensino:
Trabalhos de pesquisa em andamento ou concluídos que investiguem o papel das tecnologias no ensino e/ou aprendizagem e na formação de professores.
Estão contemplados neste eixo textos sobre:
- a) As Tecnologias e a formação de professores;
- b) O uso das tecnologias no ensino e aprendizagem na Educação Básica;
- c) Utilização de redes sociais, ambientes virtuais, softwares como apoio à docência, trabalhos desenvolvidos diretamente nas escolas.
Eixos temáticos
Formação de Professores:
Trabalhos de pesquisa em andamento ou concluídos que investiguem os processos de constituição profissional do professor.
Estão contemplados neste eixo as temáticas:
- a) Descrição do processo de construção de significados e da percepção de sua vida profissional por parte do professor;
- b) Estudo das crenças e concepções na formação profissional do professor;
- c) O papel da pesquisa na formação de professor.